A história de Dona Lavandisca Alvéola

A presente narrativa elege como protagonistas um grupo familiar de lavandiscas, pequenas aves comuns por toda a Europa, conferindo-lhes alguns traços humanizados. Trata-se de um casal que nidifica numa quinta e o conto relata, de forma breve, algumas aventuras dos progenitores e das crias, nomeadamente a sua interação com humanos e outros animais. São apresentadas caraterísticas destas aves, de outras com quem partilha os espaços e do habitat mais comum. Assim, ainda que a obra adote um modelo textual narrativo, são frequentes as sequências expositivas com objetivos de divulgação científica.

Em particular, sublinhe-se os momentos de interação entre os humanos do conto e os protagonistas: aqueles, depois de descobrirem que têm um ninho numa trave da casa, limitam-se a fotografá-lo com regularidade, aparentemente sem perturbar os pássaros; numa ocasião, chegam até a salvar uma cria que se lançava nas suas primeiras tentativas de voo e que estava no chão. O exemplo é, assim, de relação harmoniosa entre humanos e pássaros. Neste caso, o maior risco para o bem-estar dos pássaros é protagonizado por um gato que os descobre e persegue.

A obra inclui, no seu final, informação científica abreviada sobre a espécie, tal como numa ficha taxonómica.

A ilustração aproxima-se dos modelos de representação científica, ainda que, tal como o texto verbal, apresente alguns apontamentos de recorte humanizado e/ou humorístico, que colaboram na personificação das aves. A interação entre ilustração e texto verbal permite algum confronto e complementaridade, desafiando o leitor a fazer uma leitura conjunta dos dois códigos.

Tal como noutras obras do autor, o objetivo parece ser o de dar a conhecer para poder sugerir a relação pacífica entre humanos e restantes espécies ou, eventualmente, a proteção dos mais frágeis.

Ramos, R. & Ramos, A. M., 2014 

Atualizado em 17 MARÇO 2022
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora