Publicações

Publicações dos autores sobre o tema


Capítulos de livro

4. RAMOS, R.; RAMOS, A. M. (2018). Desenvolvimento de competências leitoras a partir da leitura de álbuns sem texto: o caso da temática ecológica. In ASSOLINI, F.; PIMENTA, L.; DORNELAS, C. (Orgs.) (Entre)laçamentos discursivos: docência e práticas pedagógicas. Curitiba: Editora CRV, pp. 55-68 (DOI 10.24824/978854442185.7) Ler / Ler 

3. RAMOS, R.; RAMOS, A. M. (2013). Promoting ecoliteracy: the challenges of children's literature in the new millennium. In A. M. OMMUNDSEN (Ed.). Looking out and looking in. National identity in picturebooks of the new millennium. Oslo: Novus, pp. 59-74 Ler

2. RAMOS, A. M.; RAMOS, R. (2011). CESC - Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho e o projecto 'Meio ambiente e ecoliteracia na novíssima Literatura Infantil e Juvenil'. In A. M. RAMOS; I. MOCIÑO GONZÁLEZ (Eds.). Crítica e Investigación en Literatura Infantil y Juvenil / Crítica e Investigação em Literatura Infantil e Juvenil. Vigo / Braga: ANILIJ / CIEC, pp. 77-86 Ler

1. RAMOS, R. (2007). Promoção da ecoliteracia - virtualidades e limitações em textos para a infância. In AZEVEDO, F. et al. (Coord.). Imaginário, Identidades e Margens. Estudos em torno da Literatura Infanto-Juvenil. Gaia: Gailivro, pp. 577-586


Artigos em revista científica

7. RAMOS, R. (2017). Configurações de ciclos de vida na literatura para crianças: uma análise ecolinguística. Ecolinguística: revista brasileira de ecologia e linguagem, 3:1, pp. 36-68 Ler / Ler

6. RAMOS, R.; RAMOS, A. M. (2015). Children's literature and the promotion of environmental ethics in Portugal. Portuguese Studies, 31:1, pp. 94-106 (DOI: 10.5699/portstudies.31.1.0094) Ler / Ler 

5. RAMOS, R.; RAMOS, A. M. (2014). Travelling from the city to the countryside: depictions of urban and rural scenarios in two Portuguese picturebooks. Calidoscopio, 12:3, pp. 265-273 (DOI: 10.4013/cld.2014.123.01) Ler / Ler

4. RAMOS, R.; RAMOS, A. M. (2014). Cruce de lecturas y ecoalfabetización en libros pop-up para a infancia. Ocnos. Revista de Estudios sobre Lectura, n.º 12, pp. 7-24 Ler / Ler

3. RAMOS, A. M.; RAMOS, R. (2013). Ecoliteracia e literatura para a infância: quando a relação com o ambiente toma conta dos livros. Solta Palavra, 19, pp. 17-24 Ler 

2. RAMOS, A. M.; RAMOS, R. (2012). Urban and rural landscapes in Portuguese picture story books: reification and perceptions. AILIJ - Anuario de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil, 10, pp. 105-120 Ler

1. RAMOS, A. M.; RAMOS, R. (2011). Ecoliteracy Through Imagery: A Close Reading of Two Wordless Picture Books. Children's Literature in Education, 42:4, pp. 325-339 (DOI 10.1007/s10583-011-9142-3) Ler / Ler

Atualizado em 17 MARÇO 2022
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora