Donde vem a pimenta?
Oito perguntas e 16 respostas. Assim se organiza este álbum sobre
diferentes aspetos do mundo onde os indivíduos se
inserem, frequentemente encarados como mistérios e segredos da
Natureza pelas crianças às quais se destina e a quem parece dar voz
para verbalizar curiosidade e deslumbramento. Para cada uma das 7
perguntas iniciais, o livro apresenta uma resposta falsa, claramente
inscrita num mundo fabuloso / ficcional, seguida, virada a página,
de uma resposta correta e referencial, com uma breve explicação. A
última pergunta tem uma primeira resposta correta, seguida da sua
explicação elementar. Este facto constitui um elemento de surpresa,
pois, após uma sequência de primeiras respostas "insensatas",
esperará o leitor infantil que também essa siga o mesmo modelo de
organização, sendo surpreendido pela correção da resposta.
Assim, o livro joga, com humor, com várias possibilidades de explicação para fenómenos do mundo natural (como o de os caracóis terem casa, o mar ser salgado ou os flamingos serem cor-de-rosa), evocando ora o mundo ficcional, ora o mundo referencial, promovendo a imaginação e a capacidade inventiva dos leitores e olhando para o mundo de forma divertida e bem-humorada.
As ilustrações sublinham a dimensão humorística da publicação, representando as várias possibilidades de resposta às questões colocadas. O conjunto aproxima-se, apesar do cariz humorístico, de uma incipiente enciclopédia ilustrada infantil e pode mesmo, em particular se for usado em contexto formal de ensino, constituir um modelo de atividade a ser desenvolvida com os alunos: para cada pergunta sobre o mundo natural, podem avançar uma resposta assumidamente ficcional e procurar o seu contraponto "verdadeiro". De forma lúdica, pode constituir um passo interessante para as crianças alargarem a sua compreensão do mundo natural que as rodeia. Veja-se ainda o cuidado grafismo da edição, pensada como um todo desde a capa até à contracapa, e a expressividade das ilustrações, que resulta da forma como exploram o jogo de cores e formas, sem deixarem de promover a identificação das situações e das personagens.
Ramos, A. M. & Ramos, R., 2010