Donde vem a pimenta?

Oito perguntas e 16 respostas. Assim se organiza este álbum sobre diferentes aspetos do mundo onde os indivíduos se inserem, frequentemente encarados como mistérios e segredos da Natureza pelas crianças às quais se destina e a quem parece dar voz para verbalizar curiosidade e deslumbramento. Para cada uma das 7 perguntas iniciais, o livro apresenta uma resposta falsa, claramente inscrita num mundo fabuloso / ficcional, seguida, virada a página, de uma resposta correta e referencial, com uma breve explicação. A última pergunta tem uma primeira resposta correta, seguida da sua explicação elementar. Este facto constitui um elemento de surpresa, pois, após uma sequência de primeiras respostas "insensatas", esperará o leitor infantil que também essa siga o mesmo modelo de organização, sendo surpreendido pela correção da resposta.

Assim, o livro joga, com humor, com várias possibilidades de explicação para fenómenos do mundo natural (como o de os caracóis terem casa, o mar ser salgado ou os flamingos serem cor-de-rosa), evocando ora o mundo ficcional, ora o mundo referencial, promovendo a imaginação e a capacidade inventiva dos leitores e olhando para o mundo de forma divertida e bem-humorada.

As ilustrações sublinham a dimensão humorística da publicação, representando as várias possibilidades de resposta às questões colocadas. O conjunto aproxima-se, apesar do cariz humorístico, de uma incipiente enciclopédia ilustrada infantil e pode mesmo, em particular se for usado em contexto formal de ensino, constituir um modelo de atividade a ser desenvolvida com os alunos: para cada pergunta sobre o mundo natural, podem avançar uma resposta assumidamente ficcional e procurar o seu contraponto "verdadeiro". De forma lúdica, pode constituir um passo interessante para as crianças alargarem a sua compreensão do mundo natural que as rodeia. Veja-se ainda o cuidado grafismo da edição, pensada como um todo desde a capa até à contracapa, e a expressividade das ilustrações, que resulta da forma como exploram o jogo de cores e formas, sem deixarem de promover a identificação das situações e das personagens.

Ramos, A. M. & Ramos, R., 2010 

Atualizado em 17 MARÇO 2022
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