Tubarão Dentadinha

Segundo volume da coleção "Biblioteca Infantil", das Edições Nelson de Matos (ver (ver Patinhas & Carapaça e Serrote e Raspadinha. Uma história de amor e música), este livro conta a história de um tubarão que, ainda jovem, foi capturado para ser exibido no Oceanário de Lisboa. Apesar de bem tratado, o Tubarão Dentadinha sonhava com o dia em que pudesse regressar ao seu ecossistema natural e encontrar os seus amigos da mesma espécie. Tal facto acaba mesmo por acontecer quando o tubarão cresce mais do que o previsto e é libertado no Oceano. Esse regresso à liberdade permite-lhe nadar por mares longínquos, rever família e amigos e descobrir o seu lugar na complexa cadeia ecológica.

A personificação do protagonista e a apresentação dos seus dilemas existenciais permitem a identificação dos leitores com a realidade vivida, sensibilizando-os para a proteção do meio ambiente e das espécies animais. A narrativa passa pela evocação do estereótipo do tubarão como predador, com uma avaliação claramente do ponto de vista humano, que os classifica como "grandes e maus", para concluir que, afinal, os tubarões não são "maus", mas agem de acordo com a "sua natureza, tal como os leões na savana ou os tigres na selva". É, assim, sugerida uma leitura do mundo menos centrada nos padrões e nos interesses do homem, orientando-se para o reconhecimento holístico do ecossistema - ainda que as ambições desta obra sejam limitadas, como é compreensível, dada a condensada dimensão do texto e as caraterísticas do leitor previsto.

À semelhança do primeiro volume, as ilustrações são o ponto menos forte da publicação, pouco expressivas e demasiado óbvias, não favorecendo a imaginação dos leitores.

Ramos, A. M. & Ramos, R., 2010 

Atualizado em 17 MARÇO 2022
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora