Ciência para meninos em poemas pequeninos

Coletânea de trinta poemas destinados a crianças, este livro é percorrido, como o próprio título indicia, pelos topoï da ciência e da Natureza, recriando fenómenos naturais e propondo a reflexão sobre o mundo que nos rodeia. Apostados em chamar a atenção dos leitores para a realidade circundante, os textos dão conta do ciclo da água, explicam o que é a trovoada, como se forma a neve ou como funcionam fenómenos como a reflexão, a refração da luz, as fases da lua ou os balões de ar quente - tudo de forma minimal e acessível. Os pequenos e grandes mistérios da Natureza, capazes de surpreenderem e espantarem as crianças, transformam-se em mote poético para a literatura, mas também para o conhecimento. Motivando o questionamento e a reflexão, sem caírem no didatismo mais óbvio, os poemas são sobretudo pontos de partida para a descoberta da diversidade e da complexidade do mundo que nos rodeia, da vida e das suas múltiplas formas, dos elementos da Natureza, do caráter cíclico dos fenómenos e das consequências de alguns dos nossos atos, potenciando a criação de uma literacia ecológica. Alguns destes poemas apresentam os estados de coisas de modo muito indireto, como aquele em que se refere as duas bonecas de uma menina, uma deles de pasta de papel e a outra de porcelana, e a consequência de se ter dado banho à primeira, ou o risco de deixar cair a segunda. E não se furtam a alguma dimensão social crítica, como a que se manifesta no poema em que um sujeito de enunciação reclama com o Pai Natal por este ser parcial, não distribuindo os presentes de forma igualitária entre todos os meninos.

O olhar do sujeito poético, quase sempre próximo do da criança, carateriza-se pelo deslumbramento perante a variedade e a complexidade, mas também perante outras dimensões, como a beleza. É igualmente percetível uma certa ternura na forma delicada e sensível como os temas, personagens e motivos são recriados. A linguagem simples e acessível e a opção pela aproximação ao universo narrativo transformam cada texto numa história que pode continuar a ser contada depois de terminada a leitura. A formação científica da autora e a sua dinamização de oficinas que juntam a poesia e a ciência com crianças explicará a centralidade do tema.

As ilustrações, muito simples, procuram recriar as personagens ou os motivos centrais do texto, apoiando a descodificação dos mesmos. O volume inclui ainda um endereço online com sugestões de atividades a realizar a partir da leitura dos poemas.

Ramos, A. M. & Ramos, R., 2010 

Atualizado em 17 MARÇO 2022
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora