Ciência para meninos em poemas pequeninos
Coletânea de trinta poemas destinados a crianças,
este livro é percorrido, como o próprio título indicia, pelos
topoï da ciência e da Natureza, recriando fenómenos naturais e
propondo a reflexão sobre o mundo que nos rodeia. Apostados em
chamar a atenção dos leitores para a realidade circundante, os
textos dão conta do ciclo da água, explicam o que é a trovoada, como
se forma a neve ou como funcionam fenómenos como a reflexão, a
refração da luz, as fases da lua ou os balões de ar quente - tudo de
forma minimal e acessível. Os pequenos e grandes mistérios da
Natureza, capazes de surpreenderem e espantarem as crianças,
transformam-se em mote poético para a literatura, mas também para o
conhecimento. Motivando o questionamento e a reflexão, sem caírem no
didatismo mais óbvio, os poemas são sobretudo pontos de partida para
a descoberta da diversidade e da complexidade do mundo que nos
rodeia, da vida e das suas múltiplas formas, dos elementos da
Natureza, do caráter cíclico dos fenómenos e das consequências de
alguns dos nossos atos, potenciando a criação de uma literacia
ecológica. Alguns destes poemas apresentam os estados de coisas de
modo muito indireto, como aquele em que se refere as duas bonecas de
uma menina, uma deles de pasta de papel e a outra de porcelana, e a
consequência de se ter dado banho à primeira, ou o risco de deixar
cair a segunda. E não se furtam a alguma dimensão social crítica,
como a que se manifesta no poema em que um sujeito de enunciação
reclama com o Pai Natal por este ser parcial, não distribuindo os
presentes de forma igualitária entre todos os meninos.
O olhar do sujeito poético, quase sempre próximo do da criança, carateriza-se pelo deslumbramento perante a variedade e a complexidade, mas também perante outras dimensões, como a beleza. É igualmente percetível uma certa ternura na forma delicada e sensível como os temas, personagens e motivos são recriados. A linguagem simples e acessível e a opção pela aproximação ao universo narrativo transformam cada texto numa história que pode continuar a ser contada depois de terminada a leitura. A formação científica da autora e a sua dinamização de oficinas que juntam a poesia e a ciência com crianças explicará a centralidade do tema.
As ilustrações, muito simples, procuram recriar as personagens ou os motivos centrais do texto, apoiando a descodificação dos mesmos. O volume inclui ainda um endereço online com sugestões de atividades a realizar a partir da leitura dos poemas.
Ramos, A. M. & Ramos, R., 2010