João e o pardalito de bico amarelo

Este breve narrativa ilustrada define o seu segmento temporal em torno do Natal. Uma das personagens é um menino, o que propicia uma fácil identificação com o leitor; outra é um pardal. Ambos se encontram quando o menino está num pinhal a cortar um pinheiro para levar para casa e lhe servir de árvore de Natal. O pardal, importunado mas decidido a não ser desalojado sem dar luta, resolve não abandonar a árvore que era a sua casa e segue-a até onde o menino a transporta. É assim que começa a habitar um pinheiro de Natal, mesmo com decorações e dentro da casa de uma família.

A estranha situação leva o menino e sua família a reconhecerem que a ave tem direito ao seu habitat e, apesar de nada poderem fazer para repor o estrago, decidem que, no ano seguinte, não abaterão um novo pinheiro, mas comprarão um artificial e deixarão os naturais na natureza.

A circunstância retratada pela narrativa constitui um quadro conceptual conhecido ou vivenciado por muitas famílias. A moralidade é bem explícita e contribui para a reflexão sobre a opção comum, enraizada na tradição, de abater ou comprar um pinheiro para comemorar o Natal, em paralelo com a alternativa de usar um artificial, preservando a natureza. Conferindo a esta questão um caráter afetivo, pela presença do pardal desalojado, incarnação da natureza agredida, esta narrativa tem o potencial de tocar os leitores mais jovens e de, através deles, intervir nas práticas sociais.

As ilustrações e o grafismo da publicação contribuem para a identificação dos leitores com o universo narrativo construído. Com recurso a uma técnica mista que combina a fotografia de bonecos modelados e dos cenários, sugere-se uma tridimensionalidade que, apesar de aparente, permite reconhecer personagens em ação. Muito coloridas e expressivas, as ilustrações das páginas ímpares são ainda completadas com apontamentos gráficos nas páginas pares, emoldurando o texto e tornando-o, por ação das imagens, mais leve e menos denso.

Ramos, R. & Ramos, A. M., 2011 

Atualizado em 17 MARÇO 2022
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora