O jacinto Vicente... no calcanhar do mundo
Este livro oferece ao leitor uma narrativa linear,
simples e cativante, que tem como protagonista um jacinto-selvagem.
Retrata um ciclo da sua vida, desde que no início de uma primavera
despertou de um período de dormência, criou folhas e flores, foi
polinizado pelas abelhas, foi protegido por umas personagens humanas
de contornos pouco definidos (mas que trabalham num "laboratório"),
viu as suas sementes serem recolhidas por essas personagens e de
novo entrou em período de dormência no final do verão. E descobriu,
na primavera seguinte, que as tais personagens protegeram também as
suas sementes, que brotaram e passaram a viver perto de si. Deste
modo, a figura humana (e a própria ciência) surge associada à
proteção das espécies naturais, agindo ativamente nesse sentido.
Implicitamente, fica assim a sugestão de um modelo de comportamento
a adotar.
A obra combina, então, uma dimensão formativa, associada à divulgação de algumas espécies de jacintos existentes em Portugal, com outra mais lúdica, patente na narrativa das aventuras da planta, sugerindo distintas leituras. Para além da sensibilização para a especificidade da espécie que protagoniza a narrativa e para o meio de onde é natural, o texto ainda explora a personificação da planta, dando a conhecer o seu ciclo de vida e a forma como interage com as outras espécies e o seu habitat de modo próximo e empático com o leitor virtual. As ilustrações, muito simples, combinam subtileza e expressividade, apelando à capacidade de observação dos leitores. Destaque-se, igualmente, o formato especial da edição e o grafismo muito cuidado.
Acompanham a narrativa vários textos destinados ao mediador adulto, com vocabulário técnico, fotografias e uma ilustração científica, e ainda sugestões e indicações detalhadas para uma visita ao Calcanhar do Mundo, localidade de Montemor-o-Novo identificada com o local onde se desenrola a história. O livro oferece igualmente um CD-ROM com fotografias, sugestões de atividades para crianças do ensino pré-escolar ou do início do 1.º Ciclo, etc.
Ramos, R. & Ramos, A. M., 2010