O livro dos quintais

Segundo volume da coleção "Histórias Paralelas", este álbum da dupla Isabel Minhós Martins / Bernardo Carvalho propõe uma forma de diferente de contar as histórias de um grupo de vizinhos com quintais contíguos. A narrativa, localizada sempre neste espaço exterior, segue o fio cronológico da passagem do tempo, uma vez que cada dupla página ilustra um mês diferente e a forma como ele é vivenciado pelas pessoas que partilham o espaço. A natureza, no seu ciclo contínuo, serve de pano de fundo aos encontros e desencontros das personagens. Não se trata da natureza no esplendor do seu estado primacial intocado pelo homem, mas desses retalhos de natureza humanizada que são os quintais urbanos, moldados pelas contingências naturais e pela vontade humana, afastados da liberdade selvagem, mas próximos das vivências de cada indivíduo. A narrativa permite descobrir os traços mais marcantes de cada época do ano, em termos de ciclos naturais e de práticas culturais, mês a mês, nem sempre de forma perfeitamente explícita, mas recorrendo a alusões e a indícios. Os quintais espelham, ainda, traços da personalidade de cada habitante, as suas emoções e estados de espírito, a sua relação com os outros e a natureza.

Nesta narrativa, tem papel especial um animal misterioso, um gato preto de nome Gatuno, que se passeia pelas páginas (e pelos vários quintais) e ora se esconde, ora se revela aos olhares mais atentos. Construído como um jogo, onde é preciso ler, de forma complementar, o texto e as imagens, descobrindo pormenores, antecipando hipóteses e confirmando expectativas, o álbum põe à prova a atenção e a perspicácia dos leitores, convidando-os a fazer e a refazer a leitura.

Para as ilustrações, Bernardo Carvalho recorre à caneta de feltro, explorando a grande variedade cromática que esta técnica lhe proporciona. Além disso, promove o reconhecimento imediato dos leitores dos materiais utilizados, para além de se aproximar, pelo desenho e pela perspetiva. do traço infantil e de uma linguagem visual marcada pela ingenuidade e simplicidade. A ilustração vem, assim, juntar-se ao texto e à temática na criação de uma obra significativa nas vivências do destinatário preferencial. Ideal para uma atividade partilhada, em família ou na escola, este livro ilustra, mais uma vez, a excecional energia criativa da dupla de autores.

Ramos, A. M. & Ramos, R., 2010 

Atualizado em 17 MARÇO 2022
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora