Galvino e Galvão. A Galinha-de-água e o Galeirão

Esta obra oferece ao leitor uma narrativização de informação científica sobre duas espécies de aves: a galinha-de-água e o galeirão. Elege como personagens um exemplar de cada espécie e aproxima o texto do conto infantil, ao seguir o modelo narrativo, mantendo, no entanto, bem marcado o modelo de composição do texto expositivo, com fins de divulgação científica. Dá a conhecer, de forma acessível a jovens leitores, caraterísticas das espécies, hábitos e habitats, ao mesmo tempo que conta uma história particular, destacando personagens, eventos circunscritos, uma intriga elementar e espaço/tempo definidos.

No final do livro, surgem seis fichas taxonómicas de aves semelhantes, da família dos ralídeos, com mais informação típica, designação científica, áreas de distribuição, representação visual, etc.

A ilustração é figurativa e procura a fidelidade, muito próxima da ilustração científica, recortando mesmo alguns segmentos específicos para os apresentar em detalhe. Ao longo da obra, as imagens ilustram o que o texto apresenta, mas em alguns passos há efetiva complementaridade entre uma e outra.

Fundamenta a sua matriz num raciocínio algo positivista de que o conhecimento gera necessariamente proteção e daí a sua validade enquanto promotor de ecoliteracia. De facto, um bom acompanhamento na leitura encerra o potencial de atingir este objetivo.

Ramos, R. & Ramos, A. M., 2014 

Atualizado em 17 MARÇO 2022
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora