Só um golinho, rã!

Narrativa paralelística de temática animal, Só um golinho, Rã! é também um conto em que a promoção do humor resulta da proposta de uma situação de nonsense, resolvida com recurso ao riso e à amizade.

A narrativa cria uma situação em que um animal (a rã) esgota os recursos em água que pertencem a todo um habitat, colocando em risco um conjunto de outros animais. A dependência de todos desse recurso fica assim evidenciada, assim como a colaboração entre eles para resolverem o problema. A transposição desta realidade alternativa para o mundo empírico não será difícil e a obra encerra virtualidades pedagógicas evidentes a este nível, podendo conscientizar os leitores para o uso responsável e sustentável da água, forma de ação disponível a cada cidadão, no seu quotidiano.

Mas o ponto forte da publicação reside, sobretudo, nas ilustrações. Representadas sobre um fundo creme, com recurso à aguarela e ao desenho contornado a linhas muito finas, recriam as espécies animais e vegetais, assim como os habitats naturais, reforçando a sua expressividade e a sua reação face ao problema vivenciado. As páginas apresentam-se, por isso, cheias de elementos visuais que apelam a uma observação atenta e que conferem cor local às cenas recriadas.

Ramos, A. M. & Ramos, R., 2010 

Atualizado em 17 MARÇO 2022
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora